terça-feira, 6 de outubro de 2015

O poder das sementes de Chia


Olá a todos!!!


Boa tarde, hoje venho falar-vos de: Sementes de chia!
Pois bem se andam atentas à página já repararam que eu consumo muito sementes de chia, e já se devem ter perguntado - "Para que raio come ela aquilo?" Vou passar a explicar o porquê de não passar sem a minha chia! :)

Cerca de 2 anos atrás os meus valores de colesterol estavam bem acima do normal, em vez do valor normal de 190 mais ou menos, andavam sempre entre os 225 - 230. O médico mandou-me fazer dieta, mas todos os alimentos que ele me mandava retirar da minha alimentação, já não faziam parte das minhas escolhas, então ele disse-me "Ou arranjas maneira de baixar os valores ou terás de andar medicada para baixar esse valor" E eu pensei....não! Medicamentos não, tem de haver outra solução. 
E fui consultar o nosso amigo Sr. Google!! Vou resumir abaixo o que encontrei.

Sementes de chia: Rica em Ômega 3, cálcio, magnésio, fibras...hum...pareceu-me logo muito bem.
A semente de chia é das mais ricas fontes em ômega 3, possui um valor muito mais elevado que o encontrado, nos peixes gordos (salmão e sardinha) ou mesmo linhaça. Em termos de cálcio, tem 5 vezes mais que o encontrado no melhor e mais rico leite de vaca, e também ajuda a queimar a gordura do organismo.
Contém 2 vezes mais magnésio que o encontrado em nozes ou castanhas.
3 vezes mais fósforo que os espinafres
É uma fonte de proteína completa, que fornece todos os aminoácidos essenciais que o ser humano necessita.
Tem uma alta concentração de fibras, o que faz com que a chia seja uma aliado no emagrecimento e na boa digestão. Muito rica também em vitaminas e minerais, sendo uma das maiores fontes vegetais conhecidas até hoje.
É antioxidante.



Posto isto, fui ver quais as principais razões para consumir as sementes de chia.
De forma geral reduz o colesterol e triglicéridos; controla a glicemia; previne contra as doenças ósseas; previne o envelhecimento precoce; combate inflamações; desintoxica o organismo; melhora a imunidade do organismo; fornece energia; controla a pressão sanguínea e reduzem a ansiedade.

Quantidade recomendada diária - entre 2 a 4 colheres de sopa por dia
Contra indicações - Quem sofre de "Síndrome do intestino irritável" podem comer mas se verificarem alterações, parar de as ingerir.
Posso dizer-vos que comecei a comer uma colher de chá de chia ao pequeno almoço, outra a meio da manhã e de tarde mais uma, ou seja tomo 1 colher e meia de sobremesa de chia por dia. Ao fim de um mês sempre neste sistema, os meus níveis de colesterol diminuíram para valores entre os 160 e 180 e nunca mais passaram estes números.  Por isso, comigo funcionou bastante bem. :D

Podem adquirir facilmente em qualquer supermercado
Como consumir? Podem juntar a chia a um iogurte, na sopa, no sumo, pão com doce e sementes de chia por cima, em patês, em saladas...existem inúmeras opções! 

                                      


Espero ter ajudado de alguma forma a compreender e a elucidar-vos sobre o fenómeno "sementes de chia"

Beijinhos!!!


21 comentários:

  1. Muito bom!!!vou mesmo começar a incluir chia na minha alimentação!!!n pelo colesterol mas sim pelo ómega e cálcio!!!
    Obrigada

    ResponderEliminar
  2. adoro os teus posts e este está delicioso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Espero que esteja bem "construído" <3 Beijoss

      Eliminar
  3. Bem,são todos maravilhosos mais este subiu a escala. Fantástico! Amei muito. E vou por o meu maridão a ler por todos os motivos,infelizmente.Eu é que não sei se posso por estar a amamentar :-/ mas vou pesquisar! Obrigada princesa. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A chia é um produto natural, ainda vai fortalecer mais (em ferro, vitaminas....)
      Obrigada pela tua opinião. Beijinhos <3

      Eliminar
    2. Boa...então vou experimentar ;) obrigada amor. <3

      Eliminar
  4. Comecei a comer chia por iniciativa propria. A nivel intestinal fez aumentar as vezes da ida ao wc. Notei desinchaso. Introduzo na alimentação sempre que possivel e adoro.

    ResponderEliminar
  5. Muito bem, gostei muito... Muito bem explicado... Adoro chia, não dispenso todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Adorei! Tambem ja faz parte da minha alimentaçao.. Obrigada pelo post ta muito bem explicado.. Bjinho

    ResponderEliminar
  7. Eu já há muito que conheço os benefícios da chia, pois tudo o que tem a ver com alimentação saudável me interessa muito, mas já tentei consumir e não gostei. Se calhar está na hora de experimentar de novo :)

    ResponderEliminar
  8. Desconhecia por completo... Vou começar a incluir na minha alimentação! ;)
    Obrigada <3

    ResponderEliminar
  9. eu acho que tenho mesmo de entrar nesta onda de comer estas coisas... :)

    ResponderEliminar
  10. Borboleta vou dizer a minha mae pra komer pois tambem tem kolestrol alto... Agora ke konsigo komentar aki, voce nao está... mas ha-de vir e ver o meu komentario e vai-me responder... obrigada gostei do ke li e está mto bem explicito... 😙😙😙😙 Saudades...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estou aqui Lili...e vou voltar!! <3
      Vou esperar uns dias e se a página não me for devolvida, outra borboleta nascerá!

      Eliminar
  11. Eu também consumo, e adoro por acaso também é da marca salutem ������

    ResponderEliminar
  12. Eu também consumo, e adoro por acaso também é da marca salutem ������

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa meu amor!!! Eu gosto muito! Obrigada por tudo <3

      Eliminar
  13. Muito boa esta dia,adorei mesmo. Conhecia estas sementinhas só de nome, realmente não fazia ideia das propriedades delas, fiquei fã vou experimentar. Obrigada querida.

    ResponderEliminar