quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

O que simboliza para mim "O Natal" - Desabafo

Olá borboletas!
Hoje venho falar-vos de um assunto que, ao fim de muitos anos ainda continua a ser um pouco "tabu" e doloroso para mim, mas de vez em quando preciso de escrever o que me vai na alma e no coração. Chorar ao escrever estas palavras e a seguir, enxugar as lágrimas, sorrir e seguir em frente.

Como algumas de vocês sabem, pelo menos as que me seguem à mais tempo, eu estou em Portugal só com o meu marido e filhos, o resto da família está um pouco espalhada por esse mundo, especialmente na América e Canadá. 

A minha infância sempre foi muito passada em casa dos meus avós maternos e era lá que passávamos sempre o Natal, uma família grande, éramos sempre pelo menos umas 16 pessoas, depois havia a tradição de ir a casa os vizinhos e era uma noite daquelas mágicas, é assim que me lembro delas, e estas lembrança faz-me sorrir, tenho saudades de ser criança nestas alturas!
No entanto a família foi ficando cada vez mais pequena por cá e acabamos por nos encontrar todos novamente no Canadá em 1989, numa casa onde éramos quase 30. Fantástico não acham? Mas eu já fui para lá com guia de marcha para voltar para Portugal, porque tinha deixado cá o amor da minha vida. E assim foi, em 1991, voltei, casei e fiquei, Durante uns anos chegamos a ir ao norte onde os meus sogros residiam, mas era um Natal triste, não tinha nada a ver com "o meu Natal"! Entretanto o meu sogro faleceu, a minha sogra está em casa de uma filha, mas também lá por cima, uns foram para França, outros para a Suíça, e outros países e nós começamos a passar um Natal mais triste, na altura era eu, o meu marido e o filho mais velho, não havia muita alegria, não havia brilho...havia as prendas do meu filho, o brilho dos olhos dele e...um vazio!

Até que, em 1998, no verão o meu irmão me perguntou se lhe dava "teto" pois estava cansado de Canadá e queria voltar para cá, durante uns tempos e pensar no que queria fazer da vida dele. Ele tinha 20 anos nessa altura, e como é evidente eu recebi-o em minha casa com  muito gosto. Ele é que tratou de tudo no Natal desse ano. Uma coisa fantástica, ele adorava o Natal, enfeitou a casa toda por dentro e por fora, luzes dentro e fora de casa e por todo lado cheirava a Natal e andava sempre a cantar ou a assobiar as musicas tipicas desta quadra. Ele contagiava tudo e todos com a sua alegria e todos entramos naquele espirito. Ele disse-me "mana, no meu Natal vai sempre haver: luzes, brilho e alegria, gargalhadas e tudo contente e alegre, pode não haver grandes presentes mas estas luzes e brilho da época são a coisa mais linda que se pode ter". 
Estas palavras ficaram registadas na minha memória para sempre. 
A minha luz, o meu farol, o meu mano acabou por falecer em Agosto do ano seguinte com um cancro....a vida parecia que tinha acabado para mim (talvez um dia ganhe coragem para contar esta história).
Nesse Natal eu disse a todos que não havia árvore, nem luzes, nem...nada! Estava mais que decidida, porque não fazia mais sentido!
Mas um dia estava a dormitar no sofá e "vi" o meu irmão claramente a dizer-me estas palavras..."No meu Natal vai sempre haver, luzes, brilho e alegria" Foi como um abanão...Levantei-me, fui buscar a árvore de Natal e todos os anos desde essa altura que faço questão de ter sempre luzes, brilho e alegria! 

Se custa? Custa muito...mas assim mantendo o que ele sempre adorou, custa um pouco menos, embora a lágrima nesse dia apareça, seria bem pior se estivéssemos no escuro e sem brilho e sem alegria.

Amigos....sejam felizes! Sempre! Que a vossa vida tenha brilho sempre! 
Façam aquilo que vos faz mesmo felizes, porque a nossa vida...não sabemos quando acaba!

Peço desculpa pelo desabafo. Mas fez-me bem, estava a precisar!


                        

Sejam acima de tudo FELIZES! 

Beijos grandes desta vossa borboleta! Boas festas!

16 comentários:

  1. Lamento imenso a perda do teu amado irmão,o meu também morreu aos 25 anos,com a vida toda pela frente,é uma saudade imensa.
    Eu acho que tu fazes muito bem em fazer os enfeites que o teu irmão adorava,porque é isso que ele quer,que sejas feliz e que tenhas um natal cheio de brilho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enquanto estiver nas minhas mãos e o poder de o fazer nunca deixarei de ter um natal brilhante e luminoso, assim como faço no dia a dia! Obrigada linda!

      Eliminar
  2. Simplesmente lindo e triste mas palavras ke lhe fikam gravadas e lhe trazem forças para transmitir aos filhotes... Voçe é uma mulher lutadora guerreira kom mta garra e isso é mto bom. Kontinue assim e faça a infancia dos filhos feliz para ke um dia a lembrem kom essa imagem de familia feliz. Força Borboleta sinta-se abraçada kom um abracinho apertado meu. Nunka eskeça luzes brilho e alegria... um beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Senti o teu abraço e carinho minha Lili. Obrigada coração. <3 Obrigada por tudo!!! Por estares sempre aqui, junto de mim e também me dares força quando estou mais em baixo! <3 Beijo

      Eliminar
  3. Meu amor, o teu irmao tem toda a razão... A missão dele neste mundo foi ensinar-te o que realmente importa na vida... Nunca acabes com o brilho que ele te deixou... Feliz Natal meu doce

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não...e quando está a desvanecer é a ele que me agarro para recarregar as pilhas e ficar mais forte. obrigada Verinha! Beijo Grande

      Eliminar
  4. Acho que este texto devia ser lido por mais pessoas. O Natal é uma época festiva sim, mas o Natal simboliza mais do que troca de prendas. O amor!
    O amor é aquilo que devemos sentir todos os dias mas nesta altura devesse fazer um pensamento sempre positivo mesmo de quem já partiu e de quem fica.
    O brilho do Natal e noutras alturas deverá sempre existir, nao devemos esquecer quem já partiu mas apenas fazer e continuar com o que é mais sagrado o amor. E isso li aqui amor de irmãos, amor no Natal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amor por ele, todos os dias da minha vida. Por isso e porque ele era uma pessoa super doce, é que tudo que sejam intrigas, falsidades, guerrinhas...afasto-me disso tudo o mais que posso! Quero é luz, brilho e amor! Um beijo grande Patricia e obrigada! <3

      Eliminar
  5. Acho que este texto devia ser lido por mais pessoas. O Natal é uma época festiva sim, mas o Natal simboliza mais do que troca de prendas. O amor!
    O amor é aquilo que devemos sentir todos os dias mas nesta altura devesse fazer um pensamento sempre positivo mesmo de quem já partiu e de quem fica.
    O brilho do Natal e noutras alturas deverá sempre existir, nao devemos esquecer quem já partiu mas apenas fazer e continuar com o que é mais sagrado o amor. E isso li aqui amor de irmãos, amor no Natal.

    ResponderEliminar
  6. Minha querida, sei bem o que custa perder alguém que nos é próximo...compreendo-te perfeitamente. É nestas alturas festivas, em especial no natal por ser uma festa da família, parece que a dor volta como se tudo tivesse acontecido ontem. Como tu dizes, custa, custa muito mesmo, mas tenho a certeza que todos aqueles que nos são queridos e que infelizmente partiram cedo demais, estão a olhar por nós e a torcer para que sejamos felizes <3
    Beijinhos e boas festas

    ResponderEliminar
  7. Lamento muito o que aconteceu e fizeste bem. Fizeste-me quase chorar. Fizeste lembrar o meu pai, que queria sempre que muntase a arvore de natal.

    ResponderEliminar
  8. Nós estamos aqui também para te ouvir querida.Lamento muito e de tudo o que li ate hoje este texto tocou-me muito e fez-me lembrar a minha querida Avo que trago todos os dias comigo e é a ela que me agarro. Nunca,mas nunca deixes de ter brilho e luz no vosso Natal porque era o desejo do teu irmão e ele estará sempre contigo. Sabes o que te desejo e este Natal quero que seja muito alegre para ti e os teus. Adoro-te!

    ResponderEliminar
  9. Já conhecia parte desta historia e sei a dor que te causa. Obrigada por partilhares connosco este teu pedaço de alma. Fazes bem em continuar com o desejo do teu irmão, ele é a estrelinha da tua árvore e estará sempre ctg. E em breve os teus pais estarão de volta e melhores dias virão.... adoro-te. bjcas

    ResponderEliminar
  10. Eu já conhecia quase a história toda e mesmo assim fiquei arrepiada por ler.... Tu és uma menina cheia de força e o teu irmão vai estar sempre contigo a iluminar te. Beijinhos meu doce. Adoro te <3

    ResponderEliminar
  11. Eu já conhecia quase a história toda e mesmo assim fiquei arrepiada por ler.... Tu és uma menina cheia de força e o teu irmão vai estar sempre contigo a iluminar te. Beijinhos meu doce. Adoro te <3

    ResponderEliminar
  12. Luzes, brilho e alegria... Lindo... É a melhor maneira de homenagear uma pessoa que é tão importante para nós. O espírito dele estará sempre contigo e a luz dele vai guiar-te no caminho da felicidade.

    ResponderEliminar