quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Chá de Passiflora ou de Flor de maracujá

O chá de passiflora foi-me apresentado à 3 semanas na loja onde compro o chá em ervas e trouxe porque tenho andado a precisar de um bom calmante para a noite, e vou dizer-vos o que me foi dito pelo senhor que me atendeu e que foi bastante simpático e ajudou-me bastante no que toca ao tema "Chás" e vou dizer-vos o que eu noto.
Passiflora ou flor do maracujá
A passiflora ajuda quem sofre de ansiedade, insónia, hiperatividade e dificuldade de concentração.
Tem propriedades calmantes, analgésicas.
Explicando melhor:
  • Ação calmante: Este chá estimula a libertação de hormonios que levam ao relaxamento e bem - estar. Por isso está indicada para quem sofre de insónias
  • Previne a depressão: A passiflora proporciona uma sensação de bem estar, por causa dos seus componentes calcalóides e flavanoides que agem de forma relaxante e anti depressima no organismo.
  • Melhora a concentração: Ao proporcionar a sensação de em estar e relaxamento, logo ajuda a pessoa a alcançar a concentração mais facilmente
  • Controla a pressão arterial: As harmalas que são substâncias existentes na passiflora, inibem o consumo desnecessário de oxigénio pelo cérebro.Reduzindo a pressão arterial.
Esta planta também tem propriedades anti virais, antialérgicas e vasodilatadoras.

Preparação:
Cerca de 60 gramas de folhas de passiflora para 1 ,litro de água
Deixe a água levantar fervura , coloque as folhas e deixe repousar durante cerca de 5 mintos, coar e beber.
Chá de Passiflora - imagem retirada da Net

ATENÇÃO: Beber antes de ir para a cama, porque provoca sonolência, ou caso esteja em casa, não tenha de ir trabalhar nem conduzir pode beber depois das 16 horas uma chávena com 150 ml de chá e á noite pode voltar a beber 150 a 250 ml.

A minha experiência: 
Eu tenho bebido uma chávena com cerca de 250 ml de água à noite, cerca de meia hora antes de ir dormir e o certo é que acalmo bastante e consigo dormir bem. O que noto durante o dia é que estou realmente mais concentrada, noto mesmo muito esta parte, mais concentração. Mas para porencializar ainda mais a parte calmante, junto umas folhas de chá de camomila! É "tiro e queda" para uma noite tranquila.

Consumo em excesso: 
Pode potencializar os efeitos sedativos aumentando o tempo de sono, e em alguns casos pode der vómitos, dores de cabeça e taquicardia!
Não deve ser usada em mulheres grávidas ou a amamentar a não ser que o médico não veja razões para não o fazer.

Ou seja, como tudo e como todos os chás não devemos abusar deles, devem ser consumidos com moderação e ir alternado com outros, neste caso pode ser com chá apenas de camomila e nos dias que acham que a noite vai ser mais complicada porque estão mais ansiosas, sai uma passiflora :)

Espero que gostem. e que possa ajudar a que tenham noites mais tranquilas! :)

Beijos
Borboleta Vermelha (Su)






23 comentários:

  1. obrigada pela partilha,é realmente interessante ;)

    ResponderEliminar
  2. Se gostares de velinhas de cheiro, acende uma um pouco antes de dormir...e fica a observá-la =) Ou então sem cheirinho, só a luzinha já é bem mágica!
    Quando estou mais em baixo adormeço à luz da velinha, seja ela qual for, a mim ajuda-me!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Velas? Isso não é perigoso linda?
      Tenho um bocado de receio de adormecer com uma vela acesa!!! Hummm.....

      Eliminar
  3. Nao sou consumidora de cha... Mas acredito que faça muito bem... Quando andar mais enervada ja sei... Obrigado

    ResponderEliminar
  4. Gostei de tudo e dos efeitos...mas quando cheguei ao fim... não posso para já ;( ainda estou a dar peito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois!! Eu sei linda. Mas tem de ser consumido com moderação também

      Eliminar
  5. eu quero experimentar esse chá já há bastante tempo!
    preciso para dormir bem

    ResponderEliminar
  6. Respostas
    1. Ele é muito bom, mas tem de ser bebido com moderação :)

      Eliminar
  7. cházeira.. nunca vi ahahah. mas se te sentes melhor isso é bom.
    eu para já não vu experimentar

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro chás e esta é uma excelente dica porque em vez de se estar a tomar um comprimido que tem estes componentes ao menos toma-se um cházinho quente e reconfortante e o efeito com certeza será o mesmo! Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  9. Olá minha querida.
    Não conhecia este chá mas pelo que dizes vejo que me faria muito bem.
    Obrigada pela partilha.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  10. Obrigada pela partilha!
    Vou experimentar :)

    Laura Martins

    ResponderEliminar
  11. Pareceu-me bem e eu adoro maracujá, já segui penso que também foi uma dica tua de um chá de flor de Hibiscus e adorei e é realmente calmante ver se arranjo um deste para experimentar também... bejinhos

    ResponderEliminar
  12. Não sou fâ de chá, mas por insistência de uma amiga ando numa de experimentar!!

    ResponderEliminar
  13. Não sou fâ de chá, mas por insistência de uma amiga ando numa de experimentar!!

    ResponderEliminar
  14. Sou super fã de chá e adoro maracujá, vou experimentar , obrigada pela dica

    ResponderEliminar
  15. Gostei da dica, gosto muito de chás, coisa que a minha mulher não aprecia muito. Vou experimentar. Obrigado

    ResponderEliminar