04 março 2016

Bruxismo - O que é?

O que é o Bruxismo:
Muito bem vou tentar ajudar a perceber melhor o que é isto de “sofrer de bruxismo”
Sede manhã ao acordar tens os músculos da tua mandíbula doridos ou com dor de cabeça, isto significa que podes estar a sofrer de bruxismo - um ranger ou um forte apertar dos dentes. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doridos ou soltos, e, às vezes, alguns dentes começam a ficar literalmente desgastados.
Eventualmente, o Bruxismo também pode levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como síndrome da articulação têmpora-mandibular (ATM) que é o meu problema.
Como é que podes saber se sofres de Bruxismo?
Para muitas pessoas, o bruxismo é um hábito inconsciente. Estas pessoas podem nem mesmo perceber que estão a fazendo isto, até que alguém comente que elas fazem um horrível som de ranger de dentes enquanto estão a dormir, que foi o que o meu marido me disse e eu fiquei tipo…What??.Para outras pessoas, é quando fazem um exame dental rotineiro e descobrem que seus dentes estão desgastados ou o esmalte de seu dente está rachado.
Outros sinais de que podes sofrer de bruxismo são dores nos músculos da face principalmente de manhã ao acordar, por causa do esforço realizado pelos músculos durante a noite, dores de cabeça e no pescoço, nos ouvidos, e estalos aos abrir e fechar a boca e acordar muito cansado (alteração da qualidade do sono).
O teu dentista é capaz de fazer um diagnóstico preciso e determinar se a origem da dor facial é causada por bruxismo.
Como o bruxismo é tratado?
O tratamento apropriado dependerá da causa deste problema. Se tens alguns destes sintomas e falando com o teu dentista ele pode ajudar a determinar se é ou não. Com base no grau dos danos causados a teus dentes e a causa provável, o teu dentista poderá sugerir:
·         O uso de um dispositivo enquanto dormir: feito sob medida pelo dentista e ajustado aos teus dentes, o dispositivo encaixa-se sobre os dentes superiores e os protege de se triturarem com os dentes inferiores. Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira para lidar com bruxismo, não é uma cura, e vai-se desgastando e vais ter de gastar dinheiro de 2 em 2 anos neste aparelho que se chama “Goteira”.
·         Encontrando meios de relaxamento: a tensão quotidiana parece ser uma das causas principais do bruxismo, e não importa o que seja que reduza a tensão, pode contribuir - ouvir música, ler um livro, fazer um passeio ou tomar um banho quente e relaxante, e também com ajuda (só com indicação médica) de um relaxante.
·         Reduzindo a "exposição" de um ou mais dentes para igualar sua mordida: uma “mordida” anormal, no qual os dentes não se ajustam bem, também pode ser corrigido e esta situação ficar resolvida.
Espero que gostem, que tenham ficado um pouco mais esclarecidos sobre esta doença de nome – estranho!
Para elaborar este post recorri a várias informações que o meu dentista me deu e a pesquisas que fiz na internet.
Um beijo

Borboleta Vermelha (Su)

9 comentários:

  1. Oh...eu bem sei o que a mum sofre com isso :(
    Antigamente acordava com dentes partidos e depois começou a aperceber-se o que era, agora já dorme com uma goteira, mas sim, às vezes queixa-se que fica com o maxilar "preso" ao pequeno almoço...
    Terrível!

    ResponderEliminar
  2. A primeira vez que ouvi falar disto foi ctg... Informei-me acerca de tal doenca...deve de ser algo de muito desconfortavel... Mas agora estas no bom caminho... Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. já conhecia porque já tinhas falado no assunto e de outros lados tb. mas ainda bem que já estás boa.. ou quase boa

    ResponderEliminar
  4. Não sabia que se chamava bruxismo. Ainda bem que te estás a livrar desse problema

    ResponderEliminar
  5. Pois a minha dentista diz que eu também tenho isto por isso estou a ficar com os dentes gastos e já me falou nessa goteira.... Mas eu ainda nada fiz

    ResponderEliminar
  6. Pois a minha dentista diz que eu também tenho isto por isso estou a ficar com os dentes gastos e já me falou nessa goteira.... Mas eu ainda nada fiz

    ResponderEliminar