12 maio 2017

A nossa coluna - 3ª parte

Como vos tinha dito no post anterior sobre este assunto e que podem ler ou reler aqui, venho hoje dizer-vos como correu a sessão de ontem e deixar mais umas dicas sobre como proceder para evitar alguns (muitos) danos na nossa coluna.
Na 4ª feira, e não hoje como previsto, porque eu nesse dia já tenho uns planos e não podia ir, a minha massagista fez-me uma massagem mais curta, que ela tinha um compromisso e já estava atrasada (o normal na vida das mulheres 😃 ) como tal foi uma sessão de 45 minutos.
Como na última sessão fez massagem completa, desde a cervical, passando pelas costas, pés e braços.
E comentou que o meu problema é ter uma vértebra sobreposta a outra, exatamente no sítio onde assenta o soutien - daí eu andar sempre deserta para chegar a casa para o tirar o mais depressa possível!!!
Disse também que tenho uma pequena tendinite desde o ombro até à mão, do lado direito.
Uma tendinite é uma inflamação do tendão, que se adquire por longos períodos de uma má postura, e repetição dos mesmos gestos durante longos períodos seguidos!!! (Bonito serviço!!)
Então vamos ter de tratar estes 2 problemas com massagens e depois vamos a ver se será necessário
outro tipo de abordagem.
  • Agora mais umas dicas para tentarmos minimizar estas situações:Quando se chega a casa no final do dia de trabalho, fazer exercícios para contrariar os movimentos que fizemos mais durante o dia. No meu caso faço este
- Deitar de barriga e rosto para baixo
- Os braços fixos à altura do quadril
- Levantar o tronco o mais que se conseguir
- Manter a posição entre 20 a 45 segundos e repetir 10 vezes


Imagem retirada de Google images


  •  Para a tendinite os exercícios são outros e sempre acompanhados com massagens
Usar gelo de 3 em 3 horas na zona que dói.
Imobilizar (no meu caso) o braço que trabalha com o rato do computador - ou seja o meu braço direito que uso para fazer tudo... 😓 
Ora bem para esta parte da tendinite vou ter de esperar mais algum tempo, porque é preciso fazer
exames para ver a gravidade da lesão.
Vou começar também a tomar vitamina B12 porque esta vitamina é necessária a todas as células do nosso corpo e eu estou com carência desta vitamina. Esta deficiência é muito comum em pessoas que são vegetarianas, fumadores, que tomam mais de 4 cafés por dia, que tomam muitos medicamentos ou que consumam muito açúcar ou comidas picantes.
Podem encontrar esta vitamina nos seguintes alimentos:
  • Fígado de vaca
  • Coração de vaca
  • Ostras
  • Coelho
  • Mexilhão
  • Truta
  • Atum
  • Cavala
  • Ganso
  • Queijo emental ou camembert
Digamos que desta lista toda eu consumo de vez em quando, mas com pouca regularidade, coelho e queijo. Ou seja não como quase nada com esta vitamina.
As necessidades diárias variam consoante a idade e o estado da pessoa.
A carência desta vitamina pode-se manifestar das seguintes formas
Como podem ver na tabela acima eu tenho alguns dos sintomas: 
Tendência a ter anemia, fraqueza, exaustão, branqueamento dos cabelos e formigueiro e dormência dos membros. 
Além de que ando com alguma falta de concentração. 😔
Por isso vou tomar a dose recomendada diária que é de 3mg por dia para verificar se noto diferenças ou não e volto para vos contar.
Estas duas tabelas foram retiradas do site: www.vitamina-b12.net. Aconselho todos a irem a este site para obter todas as informações. Acho que é bem esclarecedor.

Para a semana volto para abordar este assunto e dar mais umas dicas.
Espero que estejam a gostar, digam-me se sim ou não nos comentários aqui e deixem as vossas dicas também, caso as tenham, que eu agradeço.

Beijo grande
Susana Galveias

6 comentários:

  1. Adorei o texto e todas as informações e dicas.. vou tentar seguir os exercicios para a coluna! Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou dando todas as dicas que puder aqui no blog.
      Força, vamos vencer esta batalha!
      Obrigada linda

      Eliminar
  2. Gostei bastante... Principalmente as dicas para a tendinite, sofro bastante com elas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós temos de nos cuidar Bella!
      Vou dando mais dicas linda, fica atenta!

      Eliminar