30 maio 2017

A nossa Coluna - 4ª parte

Aqui estou eu, dando aqui continuidade ao meu feedback sobre as massagens que ando a fazer para tentar que as dores na minha coluna e no meu braço desapareçam. Já fiz mais 3 sessões de massagens com a minha querida Naida.
Pois bem, ela, além de utilizar as massagens com as mãos tem utilizado também alguns aparelhos e pomadas, para ajudar a uma recuperação mais rápida.
Como já vos disse, ela faz-me massagens desde a zona cervical, passando pela coluna, braços e também nos pés, faz em sítios específicos e que eu não consigo "sentir certos altos com as minhas mãos, mas com ela sinto bem e conforme ela vai fazendo nota-se bem as inflamações a ficarem diminuídas)
Ora bem, vamos à maquinaria!
Um dos aparelhos que ela utiliza é um vibro massageador (e não...não é nada do que vos passou pela mente! 😆) Imagem abaixo
 Ela utiliza este aparelho para massajar pernas, costas e braços. É uma massagem muito boa, forte e como vibra ao mesmo tempo nota-se mesmo, tudo a ser massajado em profundidade. Gosto muito quando ela utiliza este aparelho.
Também usa sempre o aparelho de Vacuoterapia, no braço onde tenho o tendão inflamado. A vacuoterapia serve para ativar a circulação sanguínea, descolar a pele do músculo e eliminado contraturas. As ventosas são colocadas em sítios específicos para que apanhe a parte dos tendões. Começa com pequenos "choques" depois vai sempre aumentando, até que o braço e os dedos começam a mexer sozinhos, depois diminui e aumenta...isto durante uns minutos (não sei quantos, que ainda não fiz atenção a isso!)
Tem dado uma ajuda muito grande a que esta inflamação fique curada.

Além destes aparelhos também me coloca uma lâmpada de infra vermelhos (que dá calor) por cima das costas enquanto faz a vacuoterapia, pois estas dores curam-se mais depressa com o "quente".
Quanto à pomada que utiliza no braço é Voltaren.

Posso dizer que estas massagens estão a funcionar muito bem, porque o meu braço já me dói muito menos, aliás só numa certa posição é que ainda me dói, as dores nas costas são muito menos (já não ando sempre com a mão no soutien para que o fecho não me toque nas costas que já nem o soutien andava a conseguir suportar). Quanto ao formigueiro nas pernas, continuo a sentir, mas muito menos intenso.
Agora mais umas dicas que eu tenho adotado na minha vida para melhorar a postura e ter menos dores na coluna.
  • Passar a ferro sentada. Eu sei, é estranho e para me habituar foi difícil mas depois que consegui rodear-me das condições para o fazer, consegui passar a roupa durante quase 2 horas e sempre sentada, com a posição correta (sentada bem encostada nas costas da cadeira, com a planta dos pés assentes no chão) - experimentem, têm de criar uma envolvente certa para o fazerem bem! Arranjem um sítio bem pertinho (ao vosso lado) onde colocar a roupa depois de passada e do outro lado, a roupa que ainda falta passar, acho que vão conseguir como eu consegui, e vão ver que quando acabarem, as costas não doem tanto, nem as pernas.
  • Troquei as bolsas com que ando no dia a dia. Ando com malas mais pequenas para andar com menos peso às costas. Retirei muita coisa que não havia necessidade nenhuma de andar sempre comigo para trás e para a frente e a fazer peso na coluna e nos ombros. (E quando ando com as grandes, andam quase vazias...)
  • A minha postura na cadeira do trabalho também está modificada, agora sento-me com o ecran do computador ao nível dos olhos, levantei o teclado e as costas estão sempre encostadas na parte de trás da cadeira e os pés bem assentes no chão (coloquei uma caixa e fui metendo papel dentro dela até ficar com a altura correta.)
  • Utilizo também um saco de água quente nas zonas onde tenho as contraturas (costas e zona inferior do cotovelo), ao fim de semana faço isso umas 4 vezes por dia e em dias de semana faço de manhã e à noite.
Tendo alterado estas coisas e com as massagens sinto-me bem melhor. Embora saiba que ainda tenho um longo caminho pela frente para percorrer, porque não se corrige em 1 ou 2 semanas, uma postura que esteve completamente incorreta, durante mais de 20 anos. Mas sinto mesmo que estou no bom caminho.

Espero que estes posts vos ajudem de alguma maneira. Quem for de Fátima ou Mira de Aire podem usufruir dos cuidados da Naida, basta enviarem-me uma mensagem que vos encaminho para ela.
Uma excelente profissional, sempre preocupada com o nosso bem estar e muito simpática.

Beijinhos


9 comentários:

  1. Muito interessante, nunca tinha visto nem sabia para que servem estas máquinas lol, fico contente que estejas a melhorar aos poucos e a mudar as tuas rotinas. Gostei de saber tudo 💜🌸

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada por leres e comentares Bete. Beijinho grande

      Eliminar
  2. E sempre bom aprender coisas novas e que nos permitam ter uma qualidade de vida muito melhor... fico muito feliz por ti e por esta recuperação mesmo que simbolica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai aos pouquinhos mas acho que com mais algumas sessões vou estar renovada.
      Até porque vou de férias entretanto e estou a precisar tanto!!!
      Obrigada por leres e comentares minha linda

      Eliminar
    2. Ai isso das ferias vai fazer milagres... eu tb estou a precisar tanto... oh vida

      Eliminar
  3. Ainda bem que estás a melhorar aos poucos e essas dicas que tens adotado na tua vida para melhorar a postura e ter menos dores na coluna são ótimas e todas nós devíamos adotá-las também. Obrigada pelos posts e pelas partilhas das dicas. Beijinhos <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Partilho esta experiência também para que vocês possam alterar algumas coisas na vossa vida para que não sofram o que tenho sofrido.
      Espero que seja útil de alguma forma.
      Obrigada por estares sempre presente linda. Beijinhos

      Eliminar
  4. Gostei muito do post e ainda bem que estás a sentir melhoras, embora se saiba que essas situações de inflamação não passam logo, como disseste foram anos de má postura e habitos.
    Tambem tenho na familia alguem que sofre bastante de dores na coluna e que tambem ja fez fisioterapia em que usavam quase de certeza essas tecnicas que falaste, pelo menos a descrição é parecida :D.. continuação das melhoras, beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha linda!💖 💖
      Agora é continuar para ficar bem de vez! Beijo grande 💋

      Eliminar