05 abril 2018

Tarte de amêndoas (Saudável) - sem açúcar nem margarina

Para esta Páscoa e para não fugir muito ao meu plano alimentar, fui-me colocar a inventar e saiu uma tarte de amêndoa muito boa! É daquelas coisas que primeiro estranha-se (porque todos estão à espera de ter aquele sabor tradicional da amêndoa torrada com bastante açúcar e manteiga) mas à segunda ou terceira garfada, já todos estavam rendidos!

Vão precisar para a Base:
100g de farinha de aveia

2 ovos
1 iogurte grego natural
2 colheres de sopa de mel

Para a Cobertura:
200g de tâmaras
150 g de amêndoa laminada (podem por menos se não gostarem de ter muita amêndoa)
2 colheres de sopa de leite (usei de coco)

Pus o forno a aquecer a 180ºC.
Forrei uma forma de tarte pequena com papel vegetal (não untei)
Bati os ovos com a batedeira até terem uma cor clara. Juntei o iogurte e o mel e continuei a bater.
Adicionei a farinha e envolvi bem, agora já sem batedeira. Verti para a forma e levei ao forno 15 minutos (espetar o palito para ver se está cozida; não precisa de estar dourada, até porque vai ser coberta e vai voltar para o forno).
Enquanto a base esteve no forno, fiz a cobertura. Tirei o caroço ás tâmaras e pus num copo alto com 1 copo de água quente (mais ou menos 200ml). Triturei bem até estar uma creme. Verti para um tachinho e pus ao lume mexendo. Juntei o leite e continuei a mexer. Juntei a amêndoa, mexi e mantive no lume, mexendo, até começar a borbulhar. Não é preciso estar muito tempo ao lume. Ao contrário da receita tradicional, aqui não é preciso chegar a "ponto de creme" porque já está, é apenas para "cozer" ligeiramente a amêndoa.
Retirei a base do forno e aumentei a temperatura para 220ºC.
Cobri a base com a mistura de amêndoa e levei ao forno a dourar.
Deixei arrefecer antes de desformar.


Bom apetite

2 comentários: